• Como a respiração diafragmática pode ajudar a controlar a ansiedade?

    Você sabia que o excesso de ansiedade deixa a nossa respiração mais rápida e superficial, e que quando paramos um momento para respirar profunda e lentamente, nosso nível de ansiedade diminui? E é justamente por isso que os psicólogos falam constantemente para as pessoas respirarem profundamente durante os episódios de ansiedade.

    Porém, para que a técnica da respiração tenha um efeito restaurador e eficaz, antes de respirarmos profundamente, temos que “reaprender” a respirar.

    Você deve estar se perguntando: “como assim reaprender a respirar? Todo mundo sabe respirar, senão estaríamos todos mortos”. – Sim, eu sei disso, porém a respiração de uma pessoa ansiosa é rápida, curta e superficial; o ar não chega até o abdômen e muitas vezes os ansiosos mexem os ombros quando respiram profundamente. Essa é a maneira incorreta de respirar, e caso a pessoa não aprenda a respirar corretamente, menos efeitos terão as respirações profundas durante uma crise de ansiedade.

    Ao nascermos, todos nós sabemos respirar corretamente. Se tiver dúvidas, basta prestar atenção em um bebê enquanto ele dorme. Ele sempre levanta e abaixa a barriga para respirar. Esse “dom natural” nós perdemos com o tempo, devido ao excesso de preocupação, pensamentos negativos e a ansiedade.

    E para nós reaprendermos a respirar corretamente, precisamos reservar alguns minutos do dia para treinar. E caso a desculpa da falta de tempo para respirar tenha surgido em sua mente, analise quanto tempo da sua vida você já perdeu por causa da sua ansiedade e quanto tempo você levará para treinar uma respiração correta e completa? Não é muito melhor aproveitar seu tempo em prol da sua saúde mental, qualidade de vida e redução da ansiedade do que sofrer novamente por causa dos inúmeros sintomas físicos e pensamentos catastróficos que teimam em não sair da sua mente de jeito nenhum?

    Passo a passo:

    • Fique em uma posição confortável e com a coluna ereta.
    • Coloque uma mão sobre o abdômen (próxima ao umbigo) e a outra em cima do tórax.
    • Feche os olhos e se concentre em sua respiração.
    • Respire pelo nariz. Ao inspirar, leve o ar até o abdômen e empurre a barriga para fora; e ao expirar, encolha o abdômen e tente mexer o tórax o menos possível. (Isso garante maior concentração de oxigênio, acalma e relaxa a mente e o corpo).
    • Preste atenção nos movimentos da barriga e do tórax.

    P.S: Caso você sinta uma leve tontura ou veja “bolinhas” ao abrir os olhos, não se preocupe porque isso é absolutamente normal. Isso ocorre quando o organismo recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas aos poucos, ele irá se acostumar com a respiração correta e essas sensações desagradáveis deixarão de aparecer.

    Faça essa respiração uma ou duas vezes ao dia. Quanto mais você treinar, melhor será a sua respiração e menos ansioso você se sentirá.

    Compartilhe:

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: